Introdução
O Macromedia Dreamweaver MX é uma ferramenta poderosíssima para designers e produtores. Uma de suas muito importantes funções é o "poder" de conectar-se com um banco de dados e permitir-nos realizar operações com ele com incrível facilidade. Isso também permite o uso de "server behaviors", que são comandos pré-defindos que nos permitem realizar com poucos cliques e quase nenhuma digitação ou queima de neurônios operações complexas ou trabalhosas, como inserção em banco de dados a partir de formulário - o que demandaria um trabalho considerável para relacionar campo do formulário/campo da tabela.
Isso, que poderia ficar extremamente complicado se tivermos muitos campos, é extremamente simples com o "Insert command", que associa os nomes dos dois "lados". Mas para usar a grande maioria desses comandos, é necessária uma conexão ao banco de dados. Nesse tutorial aprenderemos a fazer uma conexão com um banco de dados estilo Microsoft Access 2000.
1. Criando um banco de dados
Nesse exemplo vamos criar um banco de dados simples com apenas uma tabela, e esta com quatro campos, incluindo a chave primária. A situação é o armazenamento de dados de um site com login. Teremos a coluna "id", chave primária, Auto Incremento, a coluna "user", texto, 255 caracteres, a coluna "pass", texto, 255 caracteres e a coluna "accesslevel", texto, 255 caracteres. Você pode criar o banco de dados você mesmo no Microsoft Access 2000/XP ou baixar o arquivo já criado aqui, se você não tiver o MSAccess ou não conseguir criar o banco.
2. Definindo um site
A conexão é relativa a um site, e por isso você deverá selecionar ou criar um. Se não souber como fazer isso, nesse mesmo site (BABOO) há um tutorial explicando como fazer. Vamos assumir que você tenha um site chamado "site do tiburcio", e que ele esteja localizado em "C:\Inetpub\wwwroot\tiburcios". Coloque o arquivo baixado (database.mdb) ali.
3. Criando a conexão
Agora vamos criar a conexão. Para isso, abra o painel Databases, pressionando Ctrl+Shift+F10. Agora, crie um arquivo novo, tipo ASP VBScript.
Se você já estiver com o servidor de testes do site configurado, as etapas 1, 2 e 3 já estarão com uma marca de positivo ao lado esquerdo, indicando que foram concluídas. A 4ª etapa é clicar no botão de "+" do painel, como o próprio programa diz. Escolha Custom Connection String. (A outra opção é DSN, que é configurada no servidor. Até hoje eu não encontrei um servidor grátis que ofereça esse recurso. Nada impede que você tente, a efeito de testes, mas seguirei supondo que você escolheu a primeira opção.)
Na janela que vai se abrir, digite o nome da conexão. No campo abaixo, você vai escrever a string. Ela ficará assim, com as aspas (mais tarde explicarei como ela funciona):
"Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\Inetpub\wwwroot\tiburcios\database.mdb"
Sua janela deve estar assim, portanto:
Clique no botão "Test Connection". Você deverá receber a seguinte mensagem:
Se a mensagem não aparecer ou aparecer qualquer outra diferente, verifique se:
1. O nome foi digitado e não contém caracteres "malucos" (%¨&*...)
2. A string foi digitada corretamente
3. A localização está correta
4. A opção "Use Driver on this machine" está marcada
Na string, Provider é o driver que faz a conexão e Data Source é onde o banco de dados está localizado fisicamente no servidor. Para saber onde fica fisicamente um banco de dados num servidor pago, ligue para o suporte. Para saber aonde está num servidor gratuito, visite esta página.
4. Um, dois, três, testando...
Vamos criar uma página simples para verificar o funcionamento do banco de dados: para isso, abra o painel Bindings, pressionando Ctrl+F10. Pressione o botão de "+" e escolha Recordset (query). No campo name, digite um nome. No campo SQL, digite "SELECT * FROM users" para mostrar tudo o que há na tabela users.
Clique em TEST. Se você ver os resultados, está acabado. Você pode continuar e criar uma página que mostre os dados por completo, e até juntar inserção e tudo. Você pode ver um exemplo aqui.
0 comentários:
Postar um comentário